Desenvolvimento por meio do Coaching

Através de metodologia, técnicas e procedimentos, o profissional apoia o seu coachee no desenvolvimento de competências, que se transformam em potencialidades com o propósito de alcançar objetivos reais. Tudo isso ocorre por meio de um planejamento pessoal e profissional de curto, médio e longo prazos.

TERMOS COMUNS

O que é Coaching

O Coaching é um método de desenvolvimento humano construído a partir de ciências diversas como administração, gestão de pessoas, neurociência, programação neurolinguística – PNL, antropologia, sociologia, conceitos da psicologia, entre outras técnicas e ferramentas, que são aplicadas pelo coach, para ajudar o Coachee a sair de um ponto A, que é o seu estado atual, e se direcionar até o ponto B, que é o seu estado desejado, ou seja, o objetivo que deseja alcançar, para se sentir plenamente realizado.

Trata-se de um processo que ajuda o indivíduo a entender suas metas e objetivos, a conhecer suas principais habilidades e pontos de melhoria, bem como os mecanismos necessários, que ele precisa desenvolver, para alcançar o que almeja, seja no âmbito pessoal, profissional ou empresarial. Através de técnicas e ferramentas específicas, o Coaching contribui para que um planejamento estratégico e um plano de ação sejam elaborados, e, com isso, finalmente as pessoas consigam conquistar os sonhos, as metas e os objetivos de suas vidas.

O que é Coach

É o profissional apto a exercer e aplicar o processo de Coaching em pessoas e empresas, devidamente certificado por uma instituição acreditada pelos órgãos mundiais de Coaching. O Coach tem o papel de apoiar pessoas e empresas a alcançarem resultados que almejam, de forma acelerada, através do Coaching, um método que já ajudou e continua ajudando milhares de indivíduos na conquista de seus objetivos.

O que é Coaches

É o plural de Coach. Termo correto para se referir a um grupo ou categoria de profissionais devidamente certificados por uma instituição de Coaching.

O que é Coachee

Coachee é o cliente do Coach. É o termo utilizado para se referir ao indivíduo que está passando pelo processo de Coaching.

O QUE NÃO É COACHING

Ricardo Ferreira - RFCD - Consultoria

Coaching não é Consultoria
Diferentemente do profissional de coaching (coach), o consultor é especialista em uma área específica e normalmente é contratado para encontrar soluções para uma organização ou para partes dela.

Por exemplo, uma empresa que esteja com dificuldades para encontrar uma forma mais adequada de gestão pode contratar um especialista nessa área para realizar uma consultoria. Em outras palavras, o foco da consultoria é no processo, e não nas pessoas.

Coaching não é Terapia
De modo geral, a terapia tem por objetivo curar problemas mentais e psicológicos e na maioria das vezes examina eventos passados da vida de um indivíduo. Em outras palavras, um terapeuta é capacitado para diagnosticar um problema, doença ou distúrbio que necessita ser tratado.

O processo de Coaching nada tem a ver com terapia, já que não envolve a busca por diagnósticos. Além disso, os coaches trabalham em busca de oportunidades e não problemas, sempre trabalhando com foco no “como” ao invés do “porquê”.

Ricardo Ferreira - RFCD - Terapia
Ricardo Ferreira - RFCD - Aconselhamento

Coaching não é Aconselhamento
O coaching não é aconselhamento, já que é completamente voltado para a busca por resultados, mantendo um foco constante na ação e atitude do aluno na busca por seus objetivos e desenvolvendo novos planos para o futuro.

Aconselhamento tem como principal função ajudar as pessoas a viver suas vidas da melhor maneira possível. Já o coaching tem o foco em levar as pessoas a alcançar vidas extraordinárias.

Coaching não é Treinamento
O treinamento é, por definição, o processo que torna alguém capaz de desenvolver algo ou adquirir habilidades por meio de orientação ou instrução de um treinador. Como em um time de futebol, o treinador orienta uma equipe formada por diversos atletas em prol de um objetivo coletivo e imediato: vencer disputas.

Já o coaching é um processo em que os planos de ação são definidos de acordo com os objetivos particulares e pré-definidos pelo aluno. De uma forma resumida, o trabalho do coach (profissional) é fazer as perguntas certas para ajudar os alunos a chegarem às suas próprias conclusões.

Ricardo Ferreira - RFCD - Treinamento
Ricardo Ferreira - RFCD - Mentoria

Coaching não é Mentoria
Mentoria, mentoring, tutoria ou ainda apadrinhamento é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. Por exemplo, é quando uma pessoa tem uma vasta experiência profissional na mesma área de trabalho da pessoa que está sendo auxiliada e que provavelmente está em início de carreira.

Tanto na mentoria como na consultoria, os profissionais entregam fórmulas prontas baseadas em sua própria experiência. Já no Coaching, como você já viu, ao invés de respostas, o profissional faz perguntas poderosas, em que o próprio aluno é capaz de encontrar as respostas certas.

QUAL O PAPEL DO COACH

Através de metodologia, técnicas e procedimentos, o profissional apoia o seu coachee no desenvolvimento de competências, que se transformam em potencialidades com o propósito de alcançar objetivos reais. Tudo isso ocorre por meio de um planejamento pessoal e profissional de curto, médio e longo prazos.

BENEFÍCIOS DO COACHING

  • Aumento da produtividade;
  • Desenvolvimento da inteligência organizacional;
  • Desenvolvimento de inteligência emocional;
  • Assertividade;
  • Foco na solução de conflitos;
  • Redução do nível de estresse;
  • Baixo absenteísmo;
  • Alta produtividade;
  • Ganhos de performance.

TIPOS DE COACHING

Ricardo Ferreira - RFCD - Vida

Coaching de Vida
É o processo de Coaching desenvolvido para oferecer ao coachee (cliente) ferramentas para que seja construído um eficiente e organizado planejamento de vida. Um dos objetivos aqui é apoiar o coachee para que ele consiga alcançar melhoras tanto em sua qualidade de vida quanto em seu desenvolvimento pessoal.

Coaching de Carreira
Coaching de Carreira é uma atividade voltada a ajudar profissionais em uma fase de transição no trabalho. O coach tem como função apoiar esses profissionais a enxergarem com clareza o que desejam em suas carreiras, bem como ajudam a criar e desenvolver estratégias para atingir metas. Nesse processo, o coach apoia na orientação de carreiras profissionais, no desenvolvimento e no encaminhamento de novas oportunidades. O foco é no aprimoramento profissional do indivíduo.

Ricardo Ferreira - RFCD - Carreira
Ricardo Ferreira - RFCD - Executivo

Coaching Executivo
Trata-se do processo de Coaching desenvolvido para alcançar objetivos corporativos. O Coaching Executivo não é aconselhamento nem um trabalho de consultoria, que fornece soluções para os problemas. Ele busca apoiar as pessoas para que elas se tornem mais fortes e produtivas, fazendo os executivos terem mais valor para a organização e maximizando seu desempenho. Por meio de metodologias complexas, aborda diversos aspectos, tais como definição de metas, realizações, visão e missão pessoal e da organização, descoberta pessoal e realização do potencial.

Leader Coach
É o processo centrado no desenvolvimento de competências relacionadas à liderança no ambiente profissional. Prepara o profissional em cargo de liderança para atuar dentro da organização. Após a formação, o líder adquire total capacidade para uma gestão com postura coach, retendo talentos, acelerando resultados, aumentando a comunicação e a eficácia das equipes.

Ricardo Ferreira - RFCD - Lider
Ricardo Ferreira - RFCD - Time

Team Coach
É o processo de Coaching que atua para o desenvolvimento e a maximização do desempenho de times, tanto para o dia a dia de trabalho quanto para objetivos e projetos específicos. O profissional com esta formação torna-se habilitado para potencializar atividades com grupos em busca da evolução de equipes e do desenvolvimento estratégico, do alinhamento de metas, da cultura, da gestão e da alta performance. Tratase de um programa avançado de Coaching aplicado a grupos ou times e atende a uma demanda crescente sobre Coaching de equipes.

Business Coaching
É o processo de Coaching desenhado para a compreensão sobre gestão do negócio focado em resultados efetivos, se aprofundando nas fases das empresas, perfis comportamentais dos colaboradores, gestores, líderes e sócios.

Ricardo Ferreira - RFCD - Negocios
Iniciar Chat
1
Olá, como posso ajudá-lo?
Olá, sou Ricardo Ferreira Personal e Professional Coaching. O que posso fazer para ajudá-lo a atingir os seus objetivos?